Aquiraz, situada no litoral do estado do Ceará, na Região Nordeste do Brasil, é um município que deslumbra com sua rica história, belezas naturais e forte presença no cenário turístico. Pertencente à Mesorregião Metropolitana, à Microrregião de Fortaleza e à Região Metropolitana de Fortaleza, a cidade estende-se por uma área total de 480,236 km², abrigando uma população estimada em 80.243 habitantes, conforme dados do IBGE de 2022.
A cidade é circundada por um cenário diversificado, com o Oceano Atlântico delineando seu contorno ao norte e leste. Ao norte, faz divisa com Fortaleza e Eusébio, enquanto a leste encontra-se Cascavel. A sul, os municípios vizinhos são Pindoretama e Horizonte, e a oeste, Itaitinga. A cidade está estrategicamente posicionada a apenas 32 km da capital, Fortaleza.
Fundada em 13 de fevereiro de 1699, Aquiraz ostenta uma rica história, sendo elevada à categoria de vila pela ordem régia, e efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Durante esse período, foi a sede administrativa da capitania do Ceará Grande até 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza.
Atualmente, Aquiraz destaca-se como o segundo maior polo hoteleiro do Ceará, conforme dados da Secretaria Estadual do Turismo. O município, além de suas belas praias como Porto das Dunas, Prainha e Praia Bela, abriga um patrimônio histórico de grande relevância, consolidando-se como um destino turístico de destaque no cenário nacional.
Com uma ocupação inicial caracterizada por casas de veraneio devido à proximidade com Fortaleza, Aquiraz tem testemunhado investimentos privados de pequeno, médio e grande porte. O poder público, alinhado a essa perspectiva de crescimento, tem direcionado esforços para projetos de infraestrutura e capacitação da mão-de-obra, preparando o município para atender à crescente demanda turística.
Destaca-se o empenho da Secretaria de Turismo de Aquiraz na organização da cadeia produtiva relacionada ao turismo, atraindo eventos relevantes, como a principal regata de jangadas do Estado, o Navegarte, que agrega cultura e arte à experiência dos visitantes.
A produção agrícola municipal de Aquiraz, embora ancorada em tradições, tem se modernizado ao longo do tempo. Destacam-se cultivos como a castanha de caju, o coco da baía e a cana de açúcar, que têm expressividade a nível estadual. A partir de 1997, o município incorporou o cultivo de frutas, como manga e mamão, diversificando sua base agrícola.
Aquiraz, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,641 (PNUD/2010), classificado como médio, demonstra um equilíbrio entre seus aspectos econômicos e sociais. Seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 atingiu R$ 1.826.728, com um PIB per capita de R$ 23.504,87, refletindo a dinâmica econômica diversificada do município.
A Avalia-Fortaleza – Avaliação de Imóveis em Fortaleza está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Itatinga e em toda a Região Metropolitana de Fortaleza com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em Aquiraz, CE?
Entre em contato conosco:
Telefone: (85) 4042-5540 – (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@ajborges.com.br